Clique nas imagens para ampliar
Responsabilidade na condução dos veículos
Apesar de não parecer necessário para alguns condutores, o processo de renovação da carteira é essencial, pois este procedimento visa garantir que o motorista está preparado para continuar suas experiências na condução de veículos do porte de sua carteira.
De maneira simples, pode-se dizer que a renovação da carteira é fundamental, pois muitos condutores não estão aptos para continuar suas experiência como motorista, ou seja, é possível que este coloque tanto a própria vida, quanto a de terceiros em risco.
Para realizar o processo de renovação, faz-se necessário passar por algumas etapas comuns e entre elas pode-se citar a fase de exames. Os exames podem variar conforme a carteira. Os exames toxicológicos, por exemplo, são indispensáveis para carteiras não relacionadas aos veículos de passeio.
Exame toxicológico
A partir de 2016, tornou-se obrigatória a realização do exame toxicológico CNH para renovação da habilitação das carteiras da categoria C,D e E. O Detran aceita apenas exame toxicológico CNH realizados em laboratórios credenciados.
A análise é realizada em amostras de cabelo ou pelo, não sendo necessário o reparo prévio para a realização do exame toxicológico CNH. Basta somente consultar os horários disponíveis para a coleta, pois o prazo para entrega dos resultados são de 15 dias. Vale ressaltar que os laudos ficam disponíveis via Website.
Informações sobre o exame toxicológico CNH
A amostra para realização do exame toxicológico CNH deve ser de cabelo ou pelo (braços, pernas, tórax ou axilas). Em casos de alopécia (a pessoa não possui pelos no corpo) pode-se solicitar a autorização para realização do exame toxicológico CNH em amostras de unha.
O exame toxicológico CNH detecta o uso de drogas ilícitas/lícitas no período de até 180 dias. As drogas pesquisadas são: maconha e derivados, cocaína e derivados, incluindo crack e merla, opiáceos (codeína, morfina e heroína), anfetaminas e metanfetaminas, “ecstasy” (mdma e mda), anfepramona, femproporex, mazindol e pcp.
Algumas dúvidas sobre o exame toxicológico para renovação de CNH:
POSSO INGERIR BEBIDA ALCOÓLICA ANTES DA COLETA?
Sim, o exame toxicológico não detecta o uso de álcool.
DEVO EVITAR O USO DE ALGUM PRODUTO DE HIGIENE PESSOAL ANTES DA COLETA?
Não, produtos de higiene pessoal não interferem no resultado.
TINTURA NO CABELO PODE AFETAR O RESULTADO DO EXAME?
Não, todo material enviado para análise passa por um processo químico para remoção da melanina antes da análise.
QUAIS AS DROGAS DETECTADAS NO EXAME TOXICOLÓGICO PARA RENOVAÇÃO DE CNH?
Maconha e derivados, cocaína e derivados, incluindo crack e merla, opiáceos (codeína, morfina e heroína), anfetaminas e metanfetaminas, “ecstasy” (MDMA e MDA), anfepramona, femproporex, mazindol e PCP.
QUANTO TEMPO APÓS O CONSUMO DE DROGAS O TESTE DETECTA?
A “janela de detecção” do teste é de 30 a 180 dias, dependendo do tipo e comprimento da amostra. O teste não detecta o consumo recente de drogas ilícitas/lícitas, considerando sempre um prazo superior a 07 dias.
POSSO LEVAR A MOSTRA DE PELO/CABELO CORTADO EM CASA?
Não, as amostras só podem ser coletadas pelos prestadores credenciados
EM QUANTO TEMPO RECEBO OS RESULTADOS?
Em 15 dias corridos, podendo ocorrer atrasos decorrentes de força alheias a vontade do laboratório que realiza o exame toxicológico.
QUAL O PRAZO DE VALIDADE DO EXAME TOXICOLÓGICO?
Os exames são válidos por 60 dias a partir da data da coleta.
Para saber mais sobre Exame toxicológico cnh
Ligue para 19 3312-1189 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!