Informativos

DICAS DE SAÚDE

Dicas

Nosso cotidiano muitas vezes nos impede de ter uma vida saudável, com uma boa alimentação e exercícios regulares. O primeiro passo para seu organismo funcionar perfeitamente é o seu intestino funcionar bem. A primeira dica é trazer do supermercado produtos ricos em fibras, como pães e torradas integrais e um iogurte com maior teor de fibra.

Outra dica é fazer lanches no meio da manhã e da tarde, escolhendo alimentos ricos em fibras, tais como: barras de cereais, biscoitos integrais ou frutas. Além de dar uma força no intestino, você acostuma seu organismo a comer nas horas certas e não engorda Se você costuma comer muitos sanduíches, por que gosta ou por falta de tempo, prefira sempre pães integrais e inclua folhas!

Relaxe! O sistema imunológico funciona melhor se você tem momentos prazerosos, mesmo que curtos, durante o dia. Durma bem! Você sabia que quem não dorme direito fica mais vulnerável a gripes e herpes?

Pratique exercícios! Atividades físicas provocam um ajuste benéfico no sistema imunológico. Uma caminhada ou uma bolinha com os amigos já fazem resultados.

Inclua muito zinco e vitamina C nas refeições. O zinco aumenta o poder da vitamina C, que por sua vez, além de prevenir resfriados, pode eliminar úlceras e preservar os pulmões.

Entre os alimentos com zinco, destacamos: aveia, farelo de trigo, laticínios, castanhas e presunto de peru. Já a vitamina C é campeã: na acerola (234mg por fruta), no pimentão amarelo (231mg a unidade média), no caju (220mg a unidade grande), na goiaba (fruta pequena, 218mg), no kiwi (88mg a unidade média), no mamão (82mg uma fatia), no morango (57mg em 5 unidades) e na laranja (53mg por unidade).

O corpo precisa de uma média de 2 litros de água por dia (incluindo o chá) para ficar bem hidratado e realizar suas funções. Quando o corpo fica desidratado e falta líquido ele tem mais dificuldade para metabolizar o alimento, o que torna a digestão mais lenta e difícil. Desta forma utilizamos menos energia e queimamos menos calorias.

O chá verde é uma excelente opção para ingerirmos durante a manhã, tarde e noite, pois ele tem efeito diurético e ajuda a acelerar o metabolismo. Além disso, o chá verde ajuda a combater o envelhecimento precoce das células. A baixa umidade do ar tem gerado um aumento no numero de pessoas com doenças respiratórias. Atingindo em grande parte, pessoas com alguma alergia respiratória preexistente.

O que pode parecer um simples resfriado, pode ser na verdade, uma rinite alérgica. Ela deixa o nariz obstruído freqüentemente, causando espirros sucessivos e coceira no nariz, olhos, garganta ou ouvidos. O clima seco piora muito a situação, pois o oxigênio entra mais seco pelo nariz, resultando na inflamação e produção excessiva de secreção.

Sugestões que podem ser adotadas para melhorar sua saúde durante o tempo seco.

  • Utilize umidificadores de ar ou coloque uma vasilha com água ou toalha molhada no lugar onde vai dormir;
  • Deixe a casa limpa, arejada e ensolarada;
  • Procure não ficar muito tempo exposto em lugares com ar-condicionado, já que este ajuda a ressecar o ambiente;
  • Fazer atividades físicas antes das 10h ou após 17h, quando o ar está mais úmido;
  • Deixe travesseiros e colchões forrados com plástico, prefira edredons ao invés de cobertores, retirar tapetes ou objetos que acumulem pó como livros, revistas, brinquedos de pelúcia e caixas;
  • Procure não utilizar produtos de limpeza com cheiros fortes;
  • Não deixe plantas e animais dentro da casa;
  • Não fume dentro de casa;
  • Use soro fisiológico nos olhos ou narinas se houver irritação;

Download de Informativos