Terceira Idade

Gostou? compartilhe!

Terceira Idade

Uma qualidade de vida na terceira idade, bem como em todas as idade é fundamental é importante considerar diversos fatores como: bem-estar físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente de trabalho e lazer, religiosidade, entre outros.

Envelhecer com qualidade significa estar satisfeito com a vida atual, e ter se preparado para este momento da vida, como para todos os momentos diferentes nas várias fase de nossa vida, é ter expectativas positivas em relação ao futuro.

Um convívio social saudável é um dos pilares para um envelhecimento saudável,o lazer associado a atividades físicas e mentais estão diretamente relacionadas ao favorecimento da qualidade de vida.

Estar engajado em atividades intelectuais é apontado como fator de prevenção contra declínios cognitivos da idade.

Todos nós podemos envelhecer com qualidade, a receita é simples: cultive seus amigos e familiares, faça atividade física regularmente, cuide da sua saúde, estimule sua memória e preze sempre por sua felicidade!

Um fator que muitos desprezam na terceira idade é a sexualidade, e por este motivo as DSTs estão cada dia mais presente na vida dos idosos, é importante estar atento aos riscos que asrelações sexuais sem a devida proteção podem acarretar, a ausência da utilização de preservativos, faz com que esta parcela da população fique ainda mais vulnerável a estas doenças.E, em decorrência da fragilidade do sistema imunológico das pessoas com mais de 60 anos, acaba causando uma dificuldade para detectar a infecção por HIV, pois os sintomas da Aids podem ser confundidos com os de outras infecções. Os idosos devem ficar atento as estes riscos e fazer exames preventivos que incluam os exames para DSTs, consulte sempre seu médico de confiança.

A alimentação é fundamental para uma vida saudável e na terceira idade ainda mais, assim é indicado uma dieta rica em frutas, verduras e fibras, evitando alimentos gordurosos, alimentos muito salgados, doces, álcool e refrigerantes, lembrando sempre de ingerir muito líquido ao longo do dia, estes líquidos podem variar, entre água, água de coco, chás, sucos de fruta e até mesmo água aromatizada.

Com pequenos cuidados você pode manter uma alimentação saudável e saborosa.

  • Coma frutas, legumes e verduras à vontade, preferencialmente cinco vezes por dia.
  • Insira na sua dieta feijão ao menos uma vez por dia.
  • Deixe de lado alimentos gordurosos, como embutidos, frituras, salgadinhos.
  • Diminua as quantidades de sal.
  • Não pule refeições, faça pelo menos três refeições e um lanchinho diariamente.
  • Evite doces, biscoitos e outros alimentos com muito açúcar; permita-se de forma moderada no máximo duas vezes por semana.
  • Beba bastante líquido, mas prefira água e sucos naturais, evite álcool e refrigerantes.
  • Faça suas refeições com tranquilidade, prefira a companhia de parente e amigos, a comer em frente à televisão.
  • Insira esses hábitos na sua rotina aliando-os a atividades físicas, e assim será mais fácil manter seu peso dentro dos limites saudáveis.