Nutrição

Gostou? compartilhe!

Nutrição

Nutrição é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais.

No domínio da saúde e medicina(e também veterinária), a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e doença ou o bem-estar do homem ou dos animais . A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada - ou seja, é preciso fornecer às células do corpo não só a quantidade como também a variedade adequada de nutrientes importantes para seu bom funcionamento.

Os guias alimentares mais conhecidos são as pirâmides alimentares.

O nutricionista é um profissional da saúde com no mínimo uma graduação de 4 a 6 anos de estudos exclusivamente voltada a alimentação humana, forma-se com um olhar generalista, humanista e crítico.

É capacitado e habilitado para atuar segundo a lei 8.234 de 17 de setembro de 1991, lei está que regulamenta a profissão e dá outras providencias, tornando PRIVATIVO o exercício de prescrever dietas para indivíduos saudáveis e doentes, sendo por consultas, ou quais quer outros meios, Art. 3 paragrafo VI; é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade, dislipidemia, diabetes e infecções de todo o sistema gastro-intestinal e para isso realiza a anamnese do paciente, ele é ainda habilitado a prescrever exames, elaborar informações tecnocientíficas, dirigir, coordenar, planejar, supervisionar, e organizar quais quer serviços de alimentação ou nutrição, seja este em clinicas, hospitais, asilos, empresas, restaurantes, e outras áreas relacionadas ou correlacionadas a nutrição humana, ensinar tanto a nível técnico, quando na graduação em nutrição, entre outras muitas funções exclusivas do profissional.

Consequências da Má Nutrição

Avitaminoses, Deficiência de ferro, magnésio, cromo , Distúrbios Alimentares, Obesidade, Desnutrição, Doenças como diabetes, trato gastro intestinal, doença celíaca

Benefícios da Boa Alimentação

Fornece energia para atividades diárias, Reestruturação celular e de tecidos, Regula o funcionamento dos órgãos, Contribuem na formação de ossos, cartilagens e absorção do organismo, contribui para a manutenção das atividades físicas e esporte, Controle de peso.

Para maiores esclarecimentos agende uma consulta com a nutricionista do Unilabor:

Dra Carol Simões CRN 33385